Ar condicionado VRF

Ar condicionado VRF

Certamente o sistema ar condicionado VRF é o que existe de mais avançado em condicionado do TIPO MULTI-SPLIT. Em síntese, este sistema permite maior flexibilidade no controle de temperaturas por ambiente. A saber, há ainda alguns modelos que podem gerar resfriamento e aquecimento simultâneos.

Primordialmente, no sistema ar condicionado VRF destaca-se a tecnologia eletrônica de expansão individual por unidade. Esta característica, sobretudo, possibilita por consequência o controle do fluxo de refrigerante resultando na maior flexibilidade em distribuição de cargas simultâneas. Além disso, é importante destacar, entretanto, que o ar condicionado VRF possui uma ampla faixa de capacidade e combinações entre modelos podendo ser tanto do tipo hiwall ou piso-teto, quanto cassete de 4 vias ou 2 vias e ainda 1 via, tanto built-in ou duto.

De fato, com a válvula de expansão dedicada por unidades internas, torna-se ideal o seu uso em empreendimentos que necessitem de maiores simultaneidade tanto de carga quanto de controles individuais. Por fim, é impotante destacar também que além disso sua capacidade de operação em longas distâncias entre unidade condensadora (externa) e unidade evaporadora (interna) torna sua projeção ainda mais simples.

Benefícios do sistema de ar condicionado VRF

Apesar de possuir um custo de implantação maior do que o de sistemas de expansão indireta e também de outros sistemas de expansão direta tradicionais, com toda a certeza são muitas as vantagens na seleção deste sistema. Em primeiro lugar pode-se mencionar a possibilidade na seleção de unidades evaporadoras de diversos modelos. Esta característica por consequência facilita a harmonia tanto com o layout quanto com a arquitetura.

Em segundo, sua maior vantagem é a eficiência energética em relação aos demais sistemas. Com consumos entre 12 a 15% menores do que os demais sistemas VAV, grande parte disto atribuído a tecnologia inverter dos compressores.

A instalação.

É importante que a Instalação para sistema ar condicionado VRF seja realizada por uma equipe classificada tanto com certificação de fabricação para instalação de VRF quanto de operação do equipamento. Certamente, deste modo é possível manter a qualidade que o sistema oferece e a garantia oferecida pelo fabricante.